CASABLANCA
Cidade de Casablanca em Marrocos: Uma das principais portas de entrada das excursãos ao Marrocos, Casablanca é a sua maior e mais cosmopolita cidade e uma das maiores do Norte da África, com população de aproximadamente 5 milhões de habitantes. Situada na costa atlântica, concentra as principais indústrias marroquinas, bem como empresas internacionais sediadas no país.
A origem do nome Casablanca data de 1515, quando, durante período de ocupação portuguesa, foi construída uma fortaleza militar e a povoação que cresceu em torno dela era chamada Casa Branca (Dar el Beida – que significa Casa Branca em árabe). A região foi totalmente destruída pelo terremoto de 1755 e então abandonada pelos portugueses. Na época, muitos mercadores espanhóis se estabeleceram na região, passando a cidade a ser conhecida como Casablanca em espanhol.
A base da cidade antiga e medina de Casablanca que existem hoje foram fundadas em 1770 pelo sultão Sidi Mohammed ben Abdallah (1756-1790), que a reconstruiu após o grande terremoto de 1755. Em 1907 foi ocupada pelos franceses que promoveram o seu desenvolvimento. Mas, a capital financeira do Marrocos ficou mundialmente famosa mesmo foi após o sucesso do clássico filme hollywoodiano de 1942 que leva o mesmo nome da cidade. O filme narra um drama romântico que tem como pano de fundo Casablanca, mas, na verdade, foi inteiramente gravado em estúdios nos Estados Unidos.
A cidade possui um importante patrimônio histórico e arquitetônico, mas, também podemos observar que se adaptou aos novos tempos com construções inovadoras como o Morocco Mall, um dos cinco maiores shoppings centers do mundo, e a Mesquita Hassan II, considerada uma obra-prima da construção árabe moderna.
O que fazer em Casablanca – principais atrações
-
A Grande Mesquita Hassan II
Construída entre 1986 e 1993, está na lista das maiores mesquitas do mundo islâmico. Célebre pelo minarete de 210m de altura, tem capacidade para receber até 105 mil fiéis: sendo 25 mil no espetacular salão de orações e mais 80 mil no pátio externo. Atração indispensável em uma visita à cidade, é a única no Marrocos que permite a entrada de não-muçulmanos. Os tours são feitos em alguns horários entre as rezas, acompanhados por guias. Com exceção das 6a.s feiras, pode ser visitada todos os outros dias.
-
Le Corniche
Fazer um agradável passeio pelo simpático calçadão à beira mar. Onde se localizam diversos bares, beach clubs e restaurantes com vistas privilegiadas da praia. Esse é um dos pontos da cidade onde é possível observar o dia a dia e os costumes do povo marroquino.
-
Medina – centro histórico
Conhecer a antiga medina, onde é possível ver ainda parte da muralha, os becos. Prédios antigos e muitas lojas do que foi o centro comercial de Casablanca no Séc. XVIII. Apesar de não ser uma grande medina como as de Marrakech, Fez ou Essaouira. Esse pequeno labirinto de lojas nos dá a primeira ambiência marroquina com o comércio de produtos, especiarias e artesanatos típicos do país.
-
Bairro de Habous
Construído na década de 20, esse pitoresco bairro de Casablanca é repleto de ruas e becos charmosos. Onde estão instalados inúmeras lojas e bazares de artesanato. É também onde fica o Palácio Real de Casablanca, residência oficial do Rei quando está na cidade.
-
Praça Mohammed V
Essa praça é uma das mais importantes de Casablanca. Onde fica o centro administrativo da cidade com prédios de arquitetura impressionante, como o Palácio da Justiça e Prefeitura; monumentos, fonte e o letreiro “I❤Casablanca”
-
Ricks Café
Para os cinéfilos de plantão. Vale reservar jantar para conferir esse charmoso restaurante temático, inaugurado em 2004, que recria o ambiente do café do filme Casablanca…
Cidade de Casablanca em Marrocos.
“Play it again, Sam?” – 🎶 As times goes by … 🎶
❗️Mas atenção: nas 2a.s feiras não tem música ao vivo!!!
- Museus: Abderrahman Slaoui, Museu do Judaísmo e Ville des Arts
- Mahakma du Pasha
- Catedral do Sagrado Coração
- Praça das Nações Unidas
- Mercado Central
CASABLANCA TEMPERATURA = https://forecast7.com/pt/33d57n7d59/casablanca/