14 Dias Descobrindo O Melhor De Marrocos
27 Abril à 10 Maio de 2024

Ferias no Marrocos

Visão geral:
14 dias descobrindo os tesouros desse fascinante país. Reino exótico dos contos das 1001 noites, o Marrocos é uma terra de contrastes por excelência,tanto geográfica quanto culturalmente. Possui costas e praias deslumbrantes, campos alpinos, cidades medievais e paisagens douradas do Sahara. Destino turístico amigável e versátil, atende a todos os gostos e interesses, de aventureiro e exotico, a cosmopolita e boho chic! Venha conhecer os tesouros marroquinos, tanto em história como na diversidade de suas paisagens naturais e riqueza desse caldeirão cultural, que mistura influências berbere (povo Amazigh, habitantes originais do norte da África), árabe e europeia, com destaque para o domínio de portugueses, franceses e espanhóis at é pouco tempo atrás: o Marrocos só veio a se tornar independente em 1956.

Destaques :

1º dia – 27Abr: Bem vindos ao Marrocos

2º dia – 28Abr: Casablanca > Rabat > Chefchaouen

3º dia – 29Abr Explorar Chefchaouen

4º dia – 30Abr: Chefchaouen > Fez

5º dia – 1ºMait: Visita guiada Fez

6º dia – 02Mai: Fez > Ifrane > Midelt > Vale de Ziz > Merzouga

7º dia – 03Mai: Explorar o deserto > pernoite luxury Camp

8º dia – 04Mai: Merzouga > Garganta de Todra > Dades

9º dia – 05Mai: Dades > Ouarzazate > Ait Ben Haddou > Marrakech

10ºdia – 06Mait: Visita guiada Marrakech

11ºdia – 07Mai: Dia livre Marrakech

12ºdia – 08Mai: Marrakech > Essaouira

13ºdia – 09Mai: Essaouira > Marrakech

14ºdia – 10Mai: Traslado aeroporto

Mapa:

Ferias no Marrocos

Itinerário :

Dia 0 – 6ªf – 26Abr : Saída do Brasil

1ºDia – Sáb – 27Abr : chegada em CASABLANCA – boas vindas ao Marrocos

Chegada no Aeroporto Mohammed V em Casablanca. Receptivo: Eu, Ieda, mais a agência local MST – Morocco Stunning Tours.

Casablanca é a maior cidade do Marrocos e uma das maiores do Norte da África, com população de aproximadamente 6 milhões de habitantes. O principal cartão postal da cidade, a espetacular Mesquita Hassan II, é considerada uma obra-prima da arquitetura islâmica moderna, sendo a única Mesquita no Marrocos que pode ser visitada internamente por turistas não muçulmanos.

2ºDia – Dom – 28Abr : CASABLANCA > CHEFCHAOUEN(1)

Após o café da manhã, visita à Mesquita Hassan II, e saída rumo a Chefchaouen, ao norte do país, nas montanhas do Rif, com parada em Rabat, atual capital do Marrocos, para conhecer a icônica Torre Hassan, um minarete inacabado do Século XII e o Mausoléu de Mohammed V e de seu filho Hassan II, respectivos avô e pai do rei atual – Mohammed VI. Acomodação em Riad.

 3ºDia – 2ªf – 29Abr : CHEFCHAOUEN(2)

Dia relaxante na pequenina e super fotogênica cidade azul, famosa justamente por suas ruas e casas pintadas de diversos tons de azul, e também pela qualidade do queijo de cabra produzido na região. Sua Medina, diferentemente das grandes cidades, é muito tranquila, assim, podemos aproveitar e passear pelas ruazinhas apreciando o artesanato local. Ao cair da tarde, a sugestão é subir ao mirante da Mesquita Espanhola para uma vista panorâmica da cidade e apreciar o pôr do sol.

4ºDia – 3ªf – 30Abr : CHEFCHAOUEN > FEZ (ou Fès, em Francês)

Após o café da manhã, saída p Fez, com paradas para conhecer atrações no caminho, sendo as principais:

  • sítio arqueológico da antiga cidade romana de Volubilis;
  • Meknes, outra das quatro Cidades Imperiais.

Final da tarde, chegada em Fez e acomodação em Riad na Medina.

 5ºDia – 4ªf – 1ºMai : Visita guiada FEZ

Dia de conhecer a mística e tradicional Fez, fundada no Século VIII, que é até hoje considerada a capital cultural e espiritual do Marrocos, também listada pela UNESCO como Património da Humanidade. Começamos a visita guiada pela parte externa da Medina: o Palácio Real, o Bairo Judeu, vista panorâmica da Fortaleza e visita à cooperativa de fabricação de cerâmica, tradicional de Fez. Depois, passeio a pé pela Medina (cidade antiga), verdadeiro museu a céu aberto com mais de 10 mil prédios históricos, para conhecer os principais pontos de interesse, como a Madrassa Al Attarine (escola corânica), a fonte Nejjarine, o Portão Azul e os diferentes souks (mercados), separados por categoria de material e artesãos, como metal, madeira, roupas, comida…, encerrando com a visita ao curtume.

Curiosidades:

*A Medina de Fez é a maior área piedonal do mundo!

** Antigamente cada novo bairro da cidade, deveria obrigatoriamente ter: uma mesquita, uma escola corânica, uma fonte, banho (hammam) e forno público.

**Fez é também berço da universidade mais antiga do mundo! Fundada no Séc. VIII, originalmente como uma escola corânica, a Universidade Karaouiyine (que não é aberta para visitação). https://www.instagram.com/p/CAGtflup0L_/?igshid=MDJmNzVkMjY=

 6ºDia – 5ªf – 02Mai : FEZ > IFRANE > MIDELT > VALE DO ZIZ > MERZOUGA

Nesse dia o percurso é um pouco mais longo (400km), até Merzouga – um pequeno vilarejo próximo das lindas dunas de Erg Chebbi, porém com diversas paradas para apreciar diferentes atrações, mirantes, fotografar, almoçar, esticar as pernas, enfim, curtir o caminho … Saída de Fez pelas montanhas do Médio Atlas, com a primeira parada já logo no começo, para um cafezinho em Ifrane, a “suíça marroquina”, e seguindo por diferentes mirantes no caminho, como o do Vale do Ziz e seu impressionante oásis, o maior do Marrocos. Todo o percurso com belas paisagens rochosas, vales e aldeias berberes.

 7º dia – 6ªf – 03Mai: MERZOUGA – ERG CHEBBI (noite no acampamento de luxo)

Manhã tranquila para explorar o deserto seguindo a antiga rota do rally Paris-Dakar pelas grandes dunas e conhecer famílias nômades berberes que habitam a região. Depois seguir para a comunidade Khamlia, composta por ex-escravos sudaneses, e apreciar sua música original, Gnawa (*), ou Gnaoua.

*Músicas de origem espiritual/ religiosa, que induzem ao transe, raízes no nosso Candomblé e outras religiões de matriz africana. Madonna, Carlinhos Brown, Santana e muitos outros artistas já estiveram no Marrocos, participando de festivais de música Gnawa.

Opcional, passeio de quadriciclo, sand surfing, etc… Ao final da tarde, passeio de camelos (dromedário) para ver o pôr do sol no alto de uma duna e seguir para o acampamento (o percurso para o acampamento pode ser feito alternativamente de carro 4×4). Pernoite no acampamento com jantar incluído e depois roda de música berbere em torno da fogueira.

 8º dia – Sáb – 04Mai : ERG CHEBBI > GARGANTAS DO TODRA > DADES

Nessa manhã a sugestão é acordar cedo e subir as dunas para ver o sol nascer, lindo espetáculo!!! Retorno ao acampamento para o café da manhã e saída para o Oásis de Tinghir, com seu magnífico palmeiral. Seguindo, para as Gargantas do Todra, impressionantes cânions na parte oriental das montanhas da cadeia do Alto Atlas. Depois descemos as montanhas, passando pelo desfiladeiro do Dades, até chegar ao Vale do Dades. Acomodação com jantar incluído.

9ºDia – Dom – 05Mai : DADES > VALE DAS ROSAS > OUARZAZATE > AIT BEN HADDOU > MARRAKECH (1)

Após o café da manhã, saída pelo Vale do Dades e o Vale das Rosas, seguindo pela rota das Mil Kasbahs (Kasbahs – antigas construções em adobe, tipo fortalezas), que corta o oásis de Skoura.

Parada para visitar o Ksar Ait Ben Haddou, um dos maiores destaques da viagem. O local data do Século XVII e é conhecido como cenário de vários filmes famosos como Lawrence da Arabia (1962), O Gladiador (2000), Alexandre (2004), e da popular série televisiva Game of Thrones. Em 1987 foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Continuamos nossa viagem para Marrakech pela National Route 9, uma estrada super cênica, que cruza as montanhas do Alto Atlas, com belíssimas e peculiares paisagens. Final da tarde, chegada em Marrakech e acomodação em Riad na Medina.

 10ºDia – 2ªf – 06Mai : Visita guiada MARRAKECH (2)

Visita guiada para conhecer a parte antiga da famosa e turística Marrakech, fundada no Sec XI, também denominada Cidade Vermelha.Principais atrações na Medina: o Palácio Bahia, os Túmulos Saadianos, os jardins da Mesquita Koutoubia, a Escola Corânica Ben Youssef e os souks (mercados árabes a céu aberto).

À tarde, visita ao complexo Yves Saint Laurent, composto por 3 atrações: Jardim Majorelle/ Museu Berbere/ e Museu YSL-Marrakech).

No final da tarde relaxar e ver o pôr do sol no rooftop de algum café na Praça Jemaa el Fna, ou em um rooftop com bar, que ficam um pouco mais afastados da praça.

À noite a praça é uma festa, tem de tudo, artistas, encantadores de cobra, contadores de estórias, etc, e são montadas dezenas de barracas de comida de rua. Não à toa foi listada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Só não vendem bebida alcoólica.

Mas, para quem quiser, tem badalados rooftops com bar em diversos Riads, ou outros bares como o Le Salama Sky Bar, Dar-Dar Sky Bar, ou restaurante Comptoir Darna, Dar Yacout … tem até Cassino!!!

11ºDia – 3ªf – 07Mai : Dia livre em MARRAKECH(3)

Dia livre p atividades alternativas como aula de culinária marroquina, passeio de balão, Hamman (spa – banho turco), ou aula de dança do ventre, conhecer o Jardim Secreto, ou outros palácios históricos como o Museu das Confluências, onde fica o charmoso Bacha Café… ou, ainda, explorar mais a Medina (souk) para comprinhas, fotos, programar um jantar com show típico…

12º dia – 4ªf – 08Mai : MARRAKECH > ESSAOUIRA

Essaouira é uma linda cidadezinha na costa Atlântica, com belos cenários de praia, porto e medina (160km de Marrakech). No porto, tanto o antigo forte português (Skalla Fortress – que também foi locação de Games of Thrones), como os pescadores chegando e as gaivotas sobrevoando o local, compõe belas fotos. Antes disso, ainda no caminho de Marrakech para Essaouira, passamos pela floresta de Argan, onde, eventualmente, poderemos nos deparar com as cabras que costumam subir nestas árvores para se alimentar das suas castanhas.

13ºDia – 5ªf – 09Mai : ESSAOUIRA > MARRAKECH (4)

Manhã em Essaouira e à tarde retorno para Marrakech.

14ºDia – 6ªf – 10Mai :

Traslado ao aeroporto (pode ser Marrakech ou Casablanca) e final do tour.

Para reservar a sua viagem ou pedir mais informações, preencha o formulário , responderemos o mais breve possível.